quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pais de Crianças Especiais - DONALD J. MEYER


Assim que chegou, devorei o livro...Muitos depoimentos e experiências de pais que tem crianças com necessidades especiais. O melhor, é perceber isso da ótica do pai. Apesar de cada caso ser um caso, cada família ser uma família, penso que sempre podemos aprender e refletir com as experiências alheias.

Neste livro, conta-se a experiência das famílias fundamentalmente...Porquê conta-se da ótica do pai, mas todos os casais estiveram juntos durante o processo de crescimento do filho...Sao muitas histórias...Mas todas têm em comum a superaçao. Os momentos vividos sao os mesmos: a surpresa e desmoronamento do processo de descobrimento da doença, a aceitaçao e a superaçao.

Também neste livro, tem uma estória de um pais que absolutamente nao superou...Preferiu colocar sua filha numa clínica, internada para 'diminuir' o peso para a família...Mas nao cabe a nós julgar e sim perceber que cada família tem uma forma de lidar com as necessidades especiais de seu filho.

Comprei o livro pensando em meu marido...Ele odiou. Disse que achou muito melancólico e que os pais eram muito tristes com as necessidades dos filhos, nao tinham aceitado, etc...

Tenho outra visao: acho que cada um reage diferente e independentemente do que seja, eles fizeram o melhor que podiam pelos seus filhos. Enfim, é um livro que vale a pena ser lido...Se você tiver curiosidade, quiser saber mais sobre o universo das famílias, processo de aceitaçao, etc...É um excelente livro. Abaixo coloco o resumo que tem no submarino.



Resumo do Conteúdo:

O livro, editado por Donald J. Meyer e lançado no Brasil pela editora M. Books, reúne depoimentos de pais, homens que foram convidados a falar sobre a experiência de ter filhos especiais e como isso mudou suas vidas. Este título é o primeiro escrito por pais para pais, mães, amigos e profissionais da área. “Jessica me ensinou o que é o amor verdadeiro. Poetas e padres, jovens amantes e idealistas profanam o conhecimento deste conceito, há anos. No silêncio de Jéssica, aprendi a verdadeira essência do amor: dar tudo e não esperar nada em troca.” Pais de Crianças Especiais é uma corajosa coleção de textos de pais que foram convidados a falar sobre a experiência de ter um filho especial e quanto isso mudou a vida deles. Dezenove pais olharam com introspecção e honestidade para este assunto profundamente emotivo, e ofereceram uma perspectiva raramente ouvida sobre a criação de filhos com necessidades especiais.
Pais de Crianças Especiais, o primeiro livro escrito para pais por pais, também será de grande ajuda para as mães, a família, os amigos, prestadores de serviços, que vão apreciar este raro debate, e talvez aprendam com o que esses pais têm a dizer. “Esta poderosa coleção de textos revela a visão e o comportamento de pais de crianças especiais de uma maneira totalmente nova. As histórias são comoventes e ricas em sabedoria, contadas graciosamente. Pais de Crianças Especiais é uma adição bem vinda à literatura, mas o mais importante é que se trata de um livro honesto e corajoso”.
Gilberto Gaui, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer “Pais de Crianças Especiais é uma analogia multiforme da emoção humana, uma obra-prima poética, escrita pelo lado mais fraco do casal: os pais. Ao ler este livro, senti-me em uma montanha-russa, passando por uma série de descobertas e de obras de arte que eu, de fato, não seria capaz de pôr em palavras...Não há nada – absolutamente nada – que se compare a Pais de Crianças Especiais”. H. Rutherford Turnbull, III Co-Diretor do Beach Center on Families and Disability.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Esquizencefalia


Esquizencefalia

É uma desordem do desenvolvimento do córtex, caracterizada por fendas congênitas em um dos hemisférios cerebrais. Pode ser de origem genética ou causada por algum fator intercorrente da gravidez, como episódio(s) de isquemia cerebral fetal ocasionado por problemas circulatórios da mãe. A lesão de neurônios fetais ocorre entre o terceiro e quarto mês de gravidez, e afeta um conjunto de células precursoras do desenvolvimento de uma região cortical. Essa falha acarreta a fenda. A localização da fenda depende do grupo de neurônios afetados.

A morte pode envolver também neurônios precursores de outras estruturas. Por isso, ela pode estar associada a outras mal formações, tais como displasias, heterotopias, Disgenesia do Corpo Caloso, etc.

Por esses motivos, o déficit mental pode ser bastante variável, aumentando com o número de estruturas ausentes. Além disso, déficits específicos decorrem da área cortical ausente. Assim por exemplo, distúrbios de linguagem aparecerão se o córtex frontal (como no caso mostrado na figura) ou parietal esquerdo for comprometido.

Entretanto, por se tratar de uma lesão congênita, muitas vêzes a plasticidade neural permite a realocação da função perdida em outra área cerebral. É o caso aqui ilustrado, no qual a criança começou a falar aos 5 anos e a se alfabetizar aos 11 anos.