quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pais de Crianças Especiais - DONALD J. MEYER


Assim que chegou, devorei o livro...Muitos depoimentos e experiências de pais que tem crianças com necessidades especiais. O melhor, é perceber isso da ótica do pai. Apesar de cada caso ser um caso, cada família ser uma família, penso que sempre podemos aprender e refletir com as experiências alheias.

Neste livro, conta-se a experiência das famílias fundamentalmente...Porquê conta-se da ótica do pai, mas todos os casais estiveram juntos durante o processo de crescimento do filho...Sao muitas histórias...Mas todas têm em comum a superaçao. Os momentos vividos sao os mesmos: a surpresa e desmoronamento do processo de descobrimento da doença, a aceitaçao e a superaçao.

Também neste livro, tem uma estória de um pais que absolutamente nao superou...Preferiu colocar sua filha numa clínica, internada para 'diminuir' o peso para a família...Mas nao cabe a nós julgar e sim perceber que cada família tem uma forma de lidar com as necessidades especiais de seu filho.

Comprei o livro pensando em meu marido...Ele odiou. Disse que achou muito melancólico e que os pais eram muito tristes com as necessidades dos filhos, nao tinham aceitado, etc...

Tenho outra visao: acho que cada um reage diferente e independentemente do que seja, eles fizeram o melhor que podiam pelos seus filhos. Enfim, é um livro que vale a pena ser lido...Se você tiver curiosidade, quiser saber mais sobre o universo das famílias, processo de aceitaçao, etc...É um excelente livro. Abaixo coloco o resumo que tem no submarino.



Resumo do Conteúdo:

O livro, editado por Donald J. Meyer e lançado no Brasil pela editora M. Books, reúne depoimentos de pais, homens que foram convidados a falar sobre a experiência de ter filhos especiais e como isso mudou suas vidas. Este título é o primeiro escrito por pais para pais, mães, amigos e profissionais da área. “Jessica me ensinou o que é o amor verdadeiro. Poetas e padres, jovens amantes e idealistas profanam o conhecimento deste conceito, há anos. No silêncio de Jéssica, aprendi a verdadeira essência do amor: dar tudo e não esperar nada em troca.” Pais de Crianças Especiais é uma corajosa coleção de textos de pais que foram convidados a falar sobre a experiência de ter um filho especial e quanto isso mudou a vida deles. Dezenove pais olharam com introspecção e honestidade para este assunto profundamente emotivo, e ofereceram uma perspectiva raramente ouvida sobre a criação de filhos com necessidades especiais.
Pais de Crianças Especiais, o primeiro livro escrito para pais por pais, também será de grande ajuda para as mães, a família, os amigos, prestadores de serviços, que vão apreciar este raro debate, e talvez aprendam com o que esses pais têm a dizer. “Esta poderosa coleção de textos revela a visão e o comportamento de pais de crianças especiais de uma maneira totalmente nova. As histórias são comoventes e ricas em sabedoria, contadas graciosamente. Pais de Crianças Especiais é uma adição bem vinda à literatura, mas o mais importante é que se trata de um livro honesto e corajoso”.
Gilberto Gaui, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer “Pais de Crianças Especiais é uma analogia multiforme da emoção humana, uma obra-prima poética, escrita pelo lado mais fraco do casal: os pais. Ao ler este livro, senti-me em uma montanha-russa, passando por uma série de descobertas e de obras de arte que eu, de fato, não seria capaz de pôr em palavras...Não há nada – absolutamente nada – que se compare a Pais de Crianças Especiais”. H. Rutherford Turnbull, III Co-Diretor do Beach Center on Families and Disability.

4 comentários:

Grilinha disse...

Já estive com esse livro por diversas vezes na mão e li trechos das histórias...mas ainda não me dicidi a comprá-lo.
Parabéns pelo blog de partilha.

Beijos

Mae disse...

Querida, adorei encontrar vc por aqui. Este universo cibernético nos faz pensar e repensar sobre nossos desafios diários. adorei seus blogs e vou até adicioná-los aqui. bjos no coraçao!!

Unknown disse...

ola me chamo marisol tenho uma filha com esquizencefalia e hidro , apesar destes dois poblemas ela e uma criança normal ela mtem 2 anos atualmente e no mes que vem ela vai fazer 3 aninhos ela fala que uma beleza so nao anda pois ela tava começando a andar e caiu e pegou medo mais logo, logo ela volta de novo a dorei este blog e fico feliz de saber mais deste assunto um abraço ate mais.

Unknown disse...

Oi Boa noite me chamo josy meu filho tem esquizencefalia ele tem 6 anos não anda não fala senta bem pouquinho agora tem pouco equilíbrio cm minha ajuda fica em pé graças a Deus nunca teve convulsões e muito alegre inteligente problema é que ele e muito assustado não consigo sair cm ele nem fica na frente de casa